Natal e Brasil

Natal , capital do estado do Rio Grande do Norte, A cidade nasceu às margens do rio Potengi e do Forte dos Reis Magos, no extremo-nordeste do Brasil, numa região chamada “esquina do continente”, distante 2.507 quilômetros de Brasília. É conhecida como a “Cidade do Sol” ou “Noiva do Sol” por ser uma das localidades com o maior número de dias de sol no Brasil, chegando a aproximadamente trezentos. Também a chamam de “Capital Espacial do Brasil” devido às operações da primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno no município limítrofe de Parnamirim.

Natal é capital com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste, e a vigésima cidade mais populosa do país, detendo em 2010 uma população de 803.311 habitantes, além de ser a sede da quarta maior Região Metropolitana do Nordeste brasileiro, 15ª maior do país.

Atrai aproximadamente 2 milhões de turistas ao ano por contar com muitas praias e belezas naturais e também por sediar a maior micareta do país, o Carnatal, o que faz com que a cidade se configure como a oitava cidade mais visitada por turistas do Brasil e uma das mais visitadas por europeus. O município foi eleito pela Aviesp (Associação das Agências de Viagens Independentes do Estado de São Paulo) como o melhor destino turístico do Brasil em 2007, e também é uma das cidades com o maior número de leitos turísticos do Brasil, sendo aproximadamente 28 mil.

É a capital brasileira mais próxima do continente europeu, estando situada numa espécie de triângulo natural com um vértice para o norte, que é banhado de um lado pelo Rio Potengi e de outro pelo Oceano Atlântico, recebendo ventos constantes, condição que lhe concedeu o título, segundo a NASA, de cidade detentora do ar mais puro e renovável do continente sul-americano. Está localizada no litoral do estado, numa região essencialmente cercada de dunas, com uma altitude média de trinta e três metros acima do nível do mar.

Natal possui várias praias, próprias para o banho. A principal delas é a Praia de Ponta Negra, repleta de bares, restaurantes, hotéis, boates, pequenas galerias de shopping, etc. É também nesta praia onde está localizado o Morro do Careca, um dos principais cartões-postais da cidade. É uma duna de mais de 120 metros de altura. Existem também outras praias urbanas da capital, como a Praia de Areia Preta, famosa por ter areias escuras, e a Praia do Forte, protegida por arrecifes que formam piscinas naturais.

Sua proximidade com Pipa, Genipabu, Sao Miguel do Gostoso, Galinhos, Fernando de Noronha e Joao Pessoa, faz de Natal um ponto privilegiado para os visitantes em busca das belezas naturais mais disputadas do Brasil!